Como fazer Arroz

Receita de Arroz

Ingredientes:

→ 2 xícaras (chá) de arroz branco

→ 4 xícaras (chá) de água fervente

→ 2 dentes de alho sem cárie

→ 1 colher (chá) rasa de sal

→ 1 colher (sopa) de óleo

Modo de Preparo:

Lave o Arroz

Pois você verá a sujeira que irá vai sair.

Use um escorredor de arroz para lavá-lo. Quando toda a água esbranquiçada sair, está limpo. Deixe escorrendo enquanto não chega a hora de ir para a panela.

Enquanto isso, ferva a água. Pense que se você colocar a medida certa para ferver, irá perder um pouco dessa medida porque a água vai evaporar. Se quiser ser bem preciso, ferva um pouco mais de água e deixe para medir quando for colocar na panela.

Refogue o alho em uma panela com o óleo. Esprema o alho (no espremedor! Não vá tentar espremer com a mão que não vai sair nada, mané. Se não tiver esse equipamento ultra básico em casa, compre já seu espremedor de alho) e junte o sal.

Não deixe queimar: assim que começar a querer dourar, adicione o arroz. Dê uma mexidinha de leve nele, até ficar sequinho. Essa etapa é importante para que ele adquira o gosto do tempero.

Arrume o arroz uniformemente na panela e adicione a água fervente. Vai subir aquela fumaça com o melhor cheiro do mundo nesse momento.

A medida da água é sempre o dobro da medida do arroz. Outra dica é que a água precisa ficar uns dois dedos acima do arroz e que, quando a água estiver secando e você achar que ele está muito longe de estar cozido, você vai precisar adicionar mais meio copo d’água na panela, uniformemente.

Apesar dessas dicas serem muito boas, tente seguir a receita. Se no fim alguma coisa tiver dado errado, deixe para mudar na próxima vez, senão nunca vai dar certo!

Tampe a panela parcialmente. Após uns 5 minutinhos, abaixe o fogo e tampe a panela completamente. Deixe lá.

Nas primeiras vezes você não vai ter noção de quanto tempo a água demora para secar, depois você vai se acostumando. Por enquanto, vá abrindo a panela para espiar. Pegue um garfo e dê uma afastada no canto para ver se ainda tem água no fundo, mas não bagunce o arroz nunca!

Quando a água estiver quase secando, destampe parcialmente a panela de novo. Espere mais um pouco e, quando estiver completamente seca, está pronto.

Mais uma dica super útil: quando o arroz queimar, tire imediatamente um pouco dele com uma colher e coloque sobre uma pedra (a pia, se for o caso). Por cima do arroz, coloque a panela. Vai dar um cheiro de queimado e, não sei por que razão, isso vai tirar o gosto de queimado do seu arroz!

Claro que se tiver virado carvão não vai ter jeito, né?! Ah, também evite servir o arroz que queimou no fundo da panela, porque ninguém merece comer arroz queimado.

Essa tática aí de colocar a panela sobre o arroz sempre foi usada na minha casa e sempre deu certo. Não sei como, mas funciona!

E a cebola, sentiu falta dela na receita? Pois é, não gosto de temperar arroz com cebola. O que eu faço às vezes é aumentar a quantidade do alho, coloco 3 a 5 dentes. Gosto muito daquele gostinho de alho no arroz. Hummm!!…

Você também pode mudar a medida dos temperos. Vá testando até ficar ao seu gosto.

Ah! Caso você queira fazer uma quantidade maior, multiplique os ingredientes ou divida-os, se quiser fazer menos. Se tiver muita dificuldade com as contas, a gente faz um site “Socorro na Matemática!”.

Opa, já ia me esquecendo:

Se o arroz ficar grudado à moda “unidos venceremos“, tem a dica do arroz na forminha. É batata!

Bom, fiquei aliviada por ter feito meu arroz aqui no site e agora vou poder dar mais receitas básicas e práticas que ele acompanha por aí.

Parabéns, você aprendeu a fazer arroz e deu um grande passo rumo ao feijão!

 

Créditos: http://socorronacozinha.com.br/receita-arroz/

1336 Hoje 1 Vizualizações

Assuntos Relacionados

Comments

comments

error: Conteúdo Protegido.